MOANA, UM MAR DE AVENTURAS/ FOCO NARRATIVO/ MITO

Questões sobre o filme: Moana, um mar de aventuras.


 O filme de animação dirigido por John Musker e Ron Clements conta a história de uma adolescente de 16 anos que é acompanhada em suas aventuras por Maui, uma figura lendária da mitologia de várias culturas do Pacífico, também apresenta a história dos primeiros povos polinésios –  os maoris -  que se espalharam pelas ilhas do pacífico e deram origem à Nova Zelândia -  eram formados por tribos diferentes, com diferentes chefes como líderes.
1. Os maoris eram bons navegantes que se moviam no mar por instinto. No filme em que podemos comprovar essa habilidade dos maori – povo de Moana?  Como Moana descobriu esse fato?
2. Moana estava senda preparada por seu pai, para ser uma futura chefe da tribo. E havia um problema muito grande a ser resolvido e a sobrevivência de todos habitantes da ilha dependia disso. Que problema é esse?
3. Como é a relação dos habitantes da ilha com a natureza? Como era garantida a sobrevivência de as pessoas?
4. Nos mitos, é comum haver ações heroicas de uma ou mais personagens que podem ser simples mortais, ou semideus – filhos de deuses com seres humano. Os semideuses embora tenham dons especiais, não são donos de seu destino nem imortais.
a. Em “Moana, um mar de aventuras” Mauí é um semideus, quais as ações heroicas desse personagem?
b. Moana é uma semideusa ou simples mortal? Que ações heroicas ela realizou no filme apresentado?
5.Algumas histórias ou filmes apresentam um personagem   que tem a finalidade de trazer humor – no filme que você assistiu – que personagem é mais humorístico ou engraçado.
6. Mauí  é um:  (   ) anti-herói  - vilão   (   ) Herói  (  ) Príncipe encantado
(  ) Antagonista (  ) Protagonista   (  ) Herói atrapalhado
7.Use adjetivos para caracterizar o Mauí:
  No Começo do filme:_____________________________
 No final do filme:__________________________________
8. O mito não é apenas uma história cheia de aventuras, mas um meio de buscar a verdade (ou o significado das coisas)e de transmitir um ensinamento. Podemos aprender muito  com filme.Relembre os acontecimentos do enredo e responda:
  •          Relação homem e natureza:
  •          Relação de amizade entre Mauí e Moana:
  • ·        Relação de respeito entre Moana e sua avó:
9. Na cultura da Polinésia, as tatuagens contam uma história pessoal.  Os Maoris acreditavam que quando morressem tomariam a forma de sua "tatoo".  Qual era a "tatoo" da avó de Moana.? Como Maui conseguiu as"'tatoos" ? E hoje por que as pessoas se tatuam?
10. Quais os personagens mitológicos que aparece no enredo do filme?
11. A história de Mauí é narrado no filme de duas formas primeira no início do filme pela avó de Moana  que tipo de narrador aparece nesse trecho? E outra pelo Mauí – narrando sua própria história  que tipo de narrador foi usado?
12.  Deusa Te Fiti - O seu poder reside na sua capacidade de gerar vida em torno dela e o seu controle sobre ela como uma deusa da vida. Uma ilha viva, ela pode crescer plantas de todos os tamanhos e pode manipular o terreno ao redor de seu corpo. Com o coração dela, ela pode criar outras ilhas repletas de flora e fauna e afetar esses elementos de longe.
Te Fiti - (deusa) tem o seu coração roubado e se transforma em um monte de lava terrível e cruel ameaçando a todos mortalmente. Relacione isso à força da natureza. Como os homens tem tratado a natureza? E quais as consequências de não respeitarmos a natureza?
13.Conforme o filme Mauí foi abandonado pelos seus pais humanos como ele se tornou um semideus?  Onde está o seu poder?
14. Moana enfrenta uma longa e desafiadora viagem liste tudo que ela aprendeu ou realizou nessa trajetória?
15.PRODUÇÃO DE TEXTO: Redija um relato, narrando a  historia  de Mauí acrescentando as aventuras que realizou após ter encontrado com Moana.



Postagens mais visitadas deste blog

VERBOS TRANSITIVOS E INTRANSITIVOS/ 8º ANO

ESTRUTURA DO VERBO/ 7º ANO

Atividades de Interpretação - A criatura / Laura Bergalo

A Cidade dos Poços – Jorge Bucay

Gênero: Narrativa de Aventura -7º ANO

Crônica: Um caso de burro - Estudo do texto & Produção